Como a mente interpreta a nossa vida?

Nossas emoções

Nosso cérebro processa as informações e gera químicas como ocitocina, adrenalina, dopamina e serotonina, entre outros. Sabe-se que eles têm grande influência no comportamento e em como nos sentimos. Em grande parte das nossas ações, agimos de modo automático, nos baseando em nossas emoções, e isso tem muito a ver com a interferência dos hormônios. Mas, por outro lado, as nossas experiências de vida estão diretamente ligadas a estas mesmas emoções e isso acontece desde o momento em que nascemos.
É a nossa programação que define como agimos e nos sentimos.

Mulher preocupada e cheia de bloqueios
Vamos entender como nossa mente reage a tudo isso.

Mente x Experiências

Por que reagimos de maneira diferente das outras pessoas diante de uma mesma situação? Por que temos medos que não entendemos? Por que temos sintomas que não fazem sentido? Por que pensamos demais?

Existe um mecanismo funcional em nossa mente que explica nossas reações com base na percepção que temos sobre o mundo.

Percepção da realidade

1 Percepção:

É a maneira como enxergamos tudo o que está à nossa volta. Funciona como “lentes” especiais e únicas. Todos percebem a mesma situação, mas cada um dá um significado diferente. Alguns, quando se deparam com uma lagartixa, têm reações distintas: enquanto uns percebem apenas um pequeno e inofensivo réptil, outros percebem um mostro apavorante.

Isso se deve à interpretação que nosso subconsciente dá sobre o que estamos enxergando.

2 Interpretação:

É a análise que a mente subconsciente faz sobre tudo o que percebemos, com base no que já conhecemos. São nossas emoções, que podem ser positivas, neutras ou negativas. No caso da lagartixa, a mente de quem percebe um monstro apavorante, provavelmente associou o réptil a alguma emoção com base em alguma experiência ruim.

Isso se deve à consulta que o subconsciente faz, constantemente, à memória para poder dar um significado ao que estamos enxergando.

3 Memória:

São os arquivos e pastas onde toda a nossa vida fica armazenada, desde nosso nascimento (ou antes dele). Lá estão os aniversários, primeiro dia de aula, momentos de frustrações, medos, inseguranças, etc. Para que possamos dar um significado a qualquer coisa, nosso subconsciente pesquisa o tempo todo, tudo o que percebemos. Isso ocorre a 40 milhões de bits por segundo e sequer somos capazes de perceber (nosso consciente trabalha com apenas 40 bits por segundo).

Isso é o que gera a sua reação diante daquela situação.

4 Significado:

No caso do nosso pequeno réptil, vamos supor que exista uma lembrança com 5 anos de idade onde, durante uma comemoração de aniversário, uma lagartixa passou pelo chão e todos gritaram e correram. Isso pode ter sido armazenado como uma ameaça, uma emoção ruim, logo, a interpretação será igualmente ruim.

A associação que ele faz é que  “lagartixa = algo ruim” e, por consequência, o que sentimos também será ruim

A percepção é a soma da Interpretação + Memória = Significado

Você vai superar isso, mas até lá…

Experimente o APP e treine a sua mente quando e onde quiser.

Baixar Gratuitamente