Como a mente funciona?

Entendendo a mente humana

O cérebro humano é a máquina mas perfeita que existe, responsável pelo gerenciamento de todo o nosso corpo sem a necessidade de qualquer intervenção. Porém, conhecemos muito pouco sobre o seu potencial. Apesar da neurociência ter evoluído e mostrado que alguns caminhos auxiliam no seu desenvolvimento, tudo ainda é muito novo. Cérebro e mente são diferentes e tudo o que trataremos aqui são modelos e interpretações bastante usados para exemplificar o seu funcionamento.

Veja com ela funciona
Modelo da mente
O que você é, o que sua mente é

Um modelo da mente

A nossa mente é uma máquina extremamente complexa e ainda não conseguimos desvendar ou entender todo o seu potencial. Porém, já é possível separar em, pelo menos, 3 grandes partes com funções específicas: consciente, subconsciente e inconsciente.

A mente subconsciente corresponde a 95% de nós: nos move, nos motiva e não podemos lutar contra ela. Mas os 5% que controlamos da mente consciente podem influenciar a nossa vida, se permitirmos.

Neste modelo da mente, baseado na versão criada por Gerald Kein, explicamos cada um destes processos.

Mente consciente

Mente Consciente

É o único estado da mente que conseguimos controlar e sob o qual passamos a maior parte do tempo, mais conhecido como consciência.

Ocorre quando estamos acordados, alertas, analisando tudo à nossa volta, racionalizando, resolvendo problemas e fazendo associações.

É também a parte que toma centenas de decisões diariamente.

Por qual razão você está lendo este conteúdo sobre a mente humana?
Todas as respostas são criadas pelo consciente para explicar de forma plausível o motivo de desta atitude. Porém, o verdadeiro motivo está guardado no subconsciente e é desconhecido.  Isso ocorre o tempo todo na vida de uma pessoa.

Mente Subconsciente

É a representação de quem realmente somos e reflete nossa experiência de vida, o modo como somos condicionados a agir, aprender, pensar, acreditar frente a diferentes situações. Funciona como uma programação que começa a ser alimentada desde o momento em que estamos no útero, antes mesmos de nascermos, permanecendo em constante evolução.

A mente subconsciente controla nossas emoções, hábitos, memória e percepções como resultado de nossa programação de vida. E uma das mais importantes funções que ela exerce é a autoproteção, com relação a tudo o que é conhecido e que pode colocar em risco a nossa existência. Ela nos protege de perigos reais ou imaginários da mesma forma, sem saber a diferença entre eles.

Enquanto o subconsciente nos protege de perigos conhecidos, o consciente faz o mesmo porém com perigos percebidos.

Mente subconsciente
Mente subconsciente

Mente Subconsciente

É a representação de quem realmente somos e reflete nossa experiência de vida, o modo como somos condicionados agir, aprender, pensar, acreditar frente a diferentes situações. Funciona como uma programação que começa a ser alimentada desde o momento que estamos na barriga, antes mesmos de nascemos permanecendo em constante evolução, até hoje.

A mente subconsciente controla nossas emoções, hábitos, memória e percepções como resultado de nossa programação de vida. E uma das mais importantes funções que ela exerce é a autoproteção, com relação a tudo o que é conhecido e que pode colocar em risco a nossa existência. Ela nos protege de perigos reais ou imaginários, da mesma forma, sem saber a diferença entre eles.

Enquanto o subconsciente nos protege de perigos conhecidos, o consciente faz o mesmo porém com perigos percebidos.

Mente inconsciente

Mente Inconsciente

Também conhecida como cérebro reptiliano, é a primeira parte do nosso cérebro a ser formada na evolução embrionária.

Diferente do subconsciente que começa a receber uma programação com o nascimento, a mente inconsciente já é desenvolvida com programas biológicos padrões.

Este programas são responsáveis por funções como a necessidade de alimentação, abrigo, luta, fuga, cicatrização, além de todo o gerenciamento do corpo humano como sistema nervoso autônomo, imunológico e gerenciamento de todos os órgãos e suas funções.

Fator crítico

Fator Crítico

É o responsável por filtrar absolutamente TUDO o que entra em nossa mente. Fica entre o consciente e o subconsciente e funciona como uma barreira, impedindo que todas as mensagens e sugestões que recebemos entrem de forma direta, sem crítica ou avaliação, de forma abrupta.

O fator crítico é a nossa proteção, e nos impede de aceitar qualquer sugestão direta sem crítica.

Uma vez que uma mensagem ou sugestão ultrapassa esse filtro, ela pode ou não ser aceita, dependendo de cada pessoa com base em sua programação de vida e avaliação, pois o controle sempre é dela.  A função do fator crítico é nos proteger de tudo o que nos oferece algum tipo de perigo (real ou imaginário).

E como nossas emoções são acionadas?

Veja como a mente interpreta e dá significado ao que enxergamos.

Como ela analisa?